Blog
Clássico
Sofisticado e rico em detalhes, esse estilo faz referências a séculos passados, remetendo a decorações antigas, com inspiração em propriedades de nobres ou monarcas. Por isso, preza por beleza e elegância.
Apesar de sua referência, o estilo clássico é atemporal. Exuberante, conta com itens volumosos em seu mobiliário, como grandes lustres, tecidos pesados, móveis de madeira bem desenhada e couro, cortinas e estofados em geral. Para conversar com tantos elementos na mobília, as paredes costumam ter tons mais sóbrios, como bege, rosa claro, marrom e branco. A busca do estilo clássico é sempre pelo requinte!
Rústico
Algo “rústico” é geralmente algo ligado à natureza ou relacionado a ambientes rurais. E é justamente nessa ideia que vai essa decoração. Inspirada em casas do campo, a decoração rústica traz para os ambientes elementos que remetem ao campo, com formas não polidas e texturas variadas, mesmo que seja em um apartamento no centro de uma grande cidade.
É um estilo que tem como característica principal o uso de materiais que imprimem a natureza, como madeira, pedras, couro, fibra natural, além de contar com acabamentos de tijolos e vigas aparentes. É um estilo cheio de personalidade, além de confortável e aconchegante como uma casa no campo.
Industrial
Nascido na década de 1970, na cidade de Nova York, quando a cidade lançou para o mundo um movimento de procura de moradias alternativas em galpões antigos e lofts. Em uma época de forte integração entre lar+trabalho, esse estilo se tornou tendência devido às suas características marcantes como integrar muito bem os ambientes e o uso de materiais mais pesados: concreto, ferro, cimento queimado, cores preta e cinza.
Os acabamentos desse estilo também são característicos: tubos e cabos aparentes são bem-vindos aqui! Elegante, é perfeito para integrar a casa ao ambiente de trabalho.
Moderno
Apesar do nome, a decoração moderna é um estilo já bem estabelecido e, ao contrário do que muitos pensam, ela não necessariamente será composta apenas por objetos com design futuristas. Surgido na primeira metade do séc. XX, o estilo surgiu como um contraponto ao estilo clássico e toda sua pompa.
Essa decoração oferece praticidade e simplicidade, com ênfase em linhas retas e curvas pontuais, prezando pela funcionalidade. Dessa forma, há uso de itens utilitários ou seja, com função no ambiente, como poltronas, cadeiras, mesas etc., que além de úteis, também ocupam função de peças decorativas. Promovendo ao ambiente uma atmosfera clean, sofisticado e funcional, a casa moderna está mais ligada à filosofia da simplicidade e funcionalidade do que a equipamentos tecnológicos ou futurismo.
E aí, qual desses estilos você faria no seu apartamento?