Blog
Se você está pensando em adquirir um novo lar, provavelmente já se deparou com a dúvida: casa ou apartamento? Essa é uma decisão importante e que deve ser tomada com base nas suas necessidades e preferências.
Neste post, vamos te ajudar a entender melhor as vantagens e desvantagens de cada opção, para que você possa fazer a escolha certa. Continue lendo e descubra qual é a melhor opção para você!
Leve em conta seu estilo de vida
Em primeiro lugar, na hora de escolher entre casa ou apartamento, você deve buscar entender qual estilo de vida pretende levar.
Casas são indicadas para famílias maiores ou para aqueles que querem mais liberdade e independência. Enquanto isso, os apartamentos são ideais para quem busca estar mais próximo de comodidades urbanas, como grandes shoppings centers e restaurantes.
Existem, no entanto, outros pontos que também devem ser levados em conta. Vamos te apresentar alguns deles e explicar melhor para você.
Liberdade e independência
Quem prioriza liberdade e independência, tende a escolher uma casa como moradia ideal. Com ela, por exemplo, o morador pode realizar mudanças estruturais mais livremente, sem a necessidade de levar em conta a opinião de vizinhos do condomínio.
Desse modo, o imóvel fica ainda mais adaptado ao seu estilo e mais confortável em relação às necessidades de quem vive nele.
Já em um apartamento, a possibilidade de mudanças são limitadas e ainda precisam levar em conta as unidades ao redor, por meio até de votações e assembleias.
Privacidade
Em uma casa, você também terá mais privacidade na hora de receber amigos e familiares, sem a preocupação de incomodar os vizinhos do andar de baixo ou de cima, por exemplo. Especialmente se você tem crianças ou animais de estimação.
Além disso, no seu dia a dia, poderá estabelecer uma rotina de hábitos e horários de acordo com sua personalidade e a de seus familiares.
Manutenção
A manutenção é um ponto que difere bastante de acordo com sua escolha entre casa ou apartamento. Em geral, casas exigem mais cuidados e gastos com manutenção, envolvendo jardinagem, limpeza de calhas e reparos na parte exterior como um todo.
Quando se vive em um apartamento, muitas dessas questões são tratadas coletivamente e os custos também são repartidos. Ao mesmo tempo, o gerenciamento de todas essas questões fica a cargo de outra pessoa, o que economiza também dinheiro e estresse.
Proximidade a serviços
Na maior parte das vezes, prédios residenciais costumam estar mais pertos de serviços e comodidades em relação às casas. Por isso, quem busca morar próximo a shoppings, restaurantes, grandes redes de academia e farmácia, entre outras lojas, deve optar por um apartamento.
Funcionalidade
Apesar de, em alguns casos, serem menores na metragem, os apartamentos oferecem plantas mais funcionais. Os ambientes integrados, por exemplo, são mais comuns nesse tipo de imóvel e agregam tanto em layout, como em conforto e praticidade a quem irá viver na unidade.
Segurança
Por fim, a segurança é um ponto fundamental na hora de escolher entre casa ou apartamento. Por vezes, quem busca maior segurança procura um apartamento. No entanto, existem bons condomínios fechados de casas que oferecem diversos serviços e ferramentas que contribuirão para o seu bem-estar e o da sua família. Monitoramento 24h, portaria, além de sistemas de alarmes estão presentes nas duas modalidades de condomínio.
Agora é com você: depois de ler com atenção e refletir sobre cada um desses pontos, faça sua escolha entre casa ou apartamento. Seja qual for ela, tem um Telesil perfeito esperando por você: para quem prefere casas, o Reserva dos Pássaros. Já para quem quer um apartamento, o Reserva Golden. Todos eles são integrantes do Minha Casa, Minha Vida e contam com facilidade de financiamento. Saiba mais.