Blog
Financiar um imóvel é um passo significativo na vida de muitas pessoas, marcando o início de uma nova fase de independência e estabilidade. Para muitos, é a chance de tornar realidade um sonho e construir o próprio patrimônio.
O processo de financiamento imobiliário pode parecer complexo, mas compreendê-lo é fundamental para que você possa tomar decisões seguras. Por isso, o blog da Telesil preparou esse post sobre o que é preciso para financiar um imóvel. Continue a leitura até o final e confira.
Entenda o que é um financiamento
O financiamento imobiliário funciona como uma espécie de empréstimo concedido pelo banco para que você possa adquirir um imóvel. Esse imóvel adquirido, então, serve como garantia para o pagamento, que é feito por meio de pagamento de parcelas durante um período estipulado. Em geral, esse tempo varia entre 5 e 30 anos.
Quem pode financiar um imóvel?
Documentação necessária
Para financiar um imóvel, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade completos, documento de idade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e declaração de imposto de renda.
Valor da entrada
Além disso, é preciso dar um valor de entrada. O valor da entrada pode variar, mas costuma ser de pelo menos 20% do valor total do imóvel. Ter uma entrada maior pode resultar em melhores condições de financiamento, como taxas de juros mais baixas.
Uma das facilidades oferecidas pela Telesil é o parcelamento do valor da entrada. Ao financiar um imóvel nosso, você pode parcelar esse valor em até 48 prestações, facilitando o pagamento.
Análise de crédito necessária
É importante lembrar, ainda, que a instituição financeira irá realizar uma análise de crédito para avaliar seu histórico financeiro e capacidade de pagamento. Esta análise incluirá a verificação de seu score de crédito, histórico de dívidas e outros fatores relevantes.
Além disso, é importante seguir algumas orientações antes na hora de financiar um imóvel:
Estude sua real situação financeira
Antes de buscar um financiamento, você deve estudar com cuidado qual a sua real situação financeira. Procure entender qual a sua renda, suas despesas, quais dívidas você tem e qual sua capacidade de economizar.
Em geral, a regra é de que as parcelas do financiamento só devem comprometer até 30% da sua renda mensal líquida.
Compare as opções de financiamento
O mercado dispõe hoje de diversas opções de financiamento, oferecidas por bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras. Busque fazer simulações e analise com atenção cada uma das propostas, comparando as taxas de juros, as taxas administrativas, condições de pagamento e outros custos que possam estar associados.
Leia atentamente o contrato
Depois que o financiamento for aprovado, um contrato será elaborado. Procure entender cada detalhe de cada cláusula antes de assinar. Se preciso, peça ajuda a alguém de confiança, evitando qualquer tipo de surpresa no futuro.
Financie pelo Minha Casa, Minha Vida
Quem ganha até 8 mil reais tem a possibilidade de financiar um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida. Por meio do programa, você tem acesso a condições facilitadas, como taxas de juros reduzidas, acesso a subsídio do governo federal que pode chegar a 90% do valor do imóvel e a possibilidade de usar o FGTS.
Agora que você já sabe o que é preciso para financiar um imóvel, confira os lançamentos da Telesil. Você vai se encantar!